Artes

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.
Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.

Arte Pop Moderna
Características das Obras de Romero Britto

Romero é conhecido como artista pop brasileiro, sendo radicado em Miami. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e colorido. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianas.
Na maioria das obras de Romero Britto, ele usa textura gráfica e, geralmente, elas tratam de assuntos importantes para o dia-a-dia. Suas obras, na maioria das vezes, não são exatamente iguais à realidade, pois apresentam linhas, pontos, divisões e fragmentos de sua assinatura (em grande parte das obras).

Algumas obras de Romero Britto:

Heart kids.
Mother 
Children Of The World 
Cores do Brasil.






Fonte: http://www.e-biografias.net/romero_britto/ <acesso em 17/05/2014>

Fonte: https://www.google.com.br/#q=google+imagens <acesso em 17/05/2014>





SOBRE RITMOS E SONS


Mostrar diferentes músicas, variar o som dos instrumentos e fazer cantar e ouvir são maneiras de ampliar o repertório na pré-escola

CONTEXTO AUDITIVO No CEI Santa Escolástica, a professora Luciana mostra cartazes, filmes e textos sobre os sons. Foto: Kriz Knack
Na escola, criança tem de ouvir música de criança. E só música de criança, certo? Não. Nada mais falso. "Não se pode limitar o contato da turma à chamada música infantil. Algumas delas têm texto fraco, muito óbvio ou com rimas pobres", explica Teca Alencar de Brito, autora do livro Música na Educação Infantil. De acordo com o Referencial Curricular Nacional, é importante que a percepção musical na pré-escola seja estimulada pela audição e pela interação com diversos tipos de canções. No cardápio de gêneros, estilos, épocas e culturas, o fundamental é que o repertório tenha qualidade - em outras palavras, que possua riqueza de composição e de arranjos.
Mesmo não sendo especialista no assunto, o professor pode direcionar a turma a prestar atenção ao som, observando as características rítmicas, os silêncios, os instrumentos e o uso da voz. O trabalho pode começar com uma sondagem sobre as músicas preferidas dos pequenos. Em um segundo momento, envolver as famílias enriquece ainda mais a atividade. Partindo desse ponto, Luciana do Nascimento Santos pediu que as crianças da pré-escola do CEI Santa Escolástica, em São Paulo, perguntassem aos pais que canções eles conheciam em suas brincadeiras de infância.
"As mais lembradas foram referências de cantigas tradicionais, como Peixinhos do Mar, Atirei o Pau no Gato e Ciranda, Cirandinha", diz ela. Para ampliar as referências das crianças, Luciana levou às aulas CDs de chorinho, coco, maracatu e samba de roda. A cada estilo novo, agregava informações históricas e culturais, mostrando o mapa da região típica do gênero, DVDs com as danças relacionadas e fotos dos cantores. Também direcionava o olhar da turma para os elementos específicos de cada música. "Eu perguntava: que instrumento produziu esse som? Como reproduzir o que foi escutado partindo da exploração do corpo, abafando a boca ou batendo na perna?" Foi o gancho para um trabalho prático que incluiu a experimentação e a confecção dos próprios instrumentos.
O produto final foi um livro com letras completas e desenhos das músicas preferidas das crianças. Uma alternativa é a gravação de um CD que reúna os sons trabalhados em sala e os mais conhecidos pelos pais (leia no link acima um projeto didático com essa proposta). Dessa forma, cada um pode ter uma cópia e continuar aproveitando a atividade em casa, com a família reunida.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/ritmos-sons-424831.shtml <Acesso em 19/052014>







OBJETIVOS: 
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos; 
- Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada; 
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades; 
- Ampliar o vocabulário. 
ÁREAS: 
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade 

PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES: 

- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar 
- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar 
- Recortar e montar as metades – simetria 

Linguagem Oral e Escrita 
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc. 

- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo 

- Poema - A laranjeira 

- Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas, legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas 
- Adivinhas: laranja, abacaxi,etc 
- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem na parlenda no texto 
- Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40 limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc 
- Música em Texto Oh! Quanta comida. 
- Brincadeiras 

Percepção visual: -  Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar 

Olfativa : - Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato 

Gustativa: - Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga. 

Grupo: - Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra. 

- Teatro de fantoches das frutas e legumes 
- MATEMÁTICA 
Ligue números e veja o que aparece.
Jogo de dado de frutas: - Jogar dado e ir marcando a quantidade no gráfico conforme a fruta tirada.
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho. 
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas da mesma cor, etc 


- Ciências: - Experiências: 
Com cenoura: - cortar a ponta e deixar em água 
Secar cascas de laranja 
Observação da transformação dos alimentos em outros: - suco de frutas 
- Artes 
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache 
Pintar boneco articulado de batata 
Desenhos com interferência e sem. 
Pintar rolos de papel higenico para se transformar em tronco da árvore 
Fazer um sorvete com papel amassado 
Alinhavo 

Massinha ou argila para modelar alimentos 
- Murais:  
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes 
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar 
Saquinhos com nomes: legumes, frutas, verduras: - crianças colocam de acordo com a classificação 
Quebra cabeças 
- Culinária: 
Salada de frutas – e legumes 
- Aula-Fora: 
Passeio : Sacolão e Feira 
- Trabalho com os pais 
Participar mandando frutas e legumes 
- Brincadeiras com o corpo - Batata quente - Dançar conforme o ritmo das músicas 

PRODUTO FINAL 
Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.


Fonte: http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2010/02/projeto-alimentos-frutas-e-legumes.html <acesso em 18.05/2014>
ARTE NA EDUCAÇÃO

Para que serve a arte? O que significa? Que contribuição traz? Segundo alguns depoimentos, significa o inexplicável, “o espelho da vida”, “vida”. Para alguns, a arte concretiza-se na música que gostam de ouvir, tocar ou cantar; na dança que os faz felizes; na personagem com a qual se identificam em uma peça de teatro; na pintura, na produção plástica que elaboram; na imagem na qual seus olhos passeiam e os leva a dialogar com o que estão vendo; na apreciação das manifestações artísticas de que gostam “caminhar para que a área de Arte seja trabalhada como área de conhecimento, por intermédio da arte.Portanto, ao se refletir sobre o processo educativo, observa-se que as questões sociais da atualidade tratadas pelos temas transversais têm na Arte um campo privilegiado para seu desenvolvimento.
Objetivos do ensino de Arte
Os objetivos gerais da área de Arte apresentados para a educação tem objetivos de experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística, é importante que o aluno, além de produzir e se desenvolver nas linguagens artísticas que já fazem parte da sua experiência de vida, entre em contato, experimente, explore e se desenvolva no aprofundamento de cada linguagem, que deverá ser considerada em sua extensão, ampliando seu repertório expressivo e sua capacidade de compreensão do mundo.
É papel de o professor levar o aluno a compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
Encontrar canais de expressão e comunicação para ideias, sentimentos e vivenciais, desenvolvendo imaginação, percepção, pesquisa pessoal e/ou grupal, tendo a arte como linguagem, contribuindo no desenvolvimento afetivo, cognitivo, estético e artístico do aluno ampliando sua própria expressão, sua capacidade de argumentar e defender ideias, de organizar o pensamento, refletindo sobre a produção e a fruição de produtos artísticos, esse aluno terá na escola oportunidades de fazer leituras da realidade e de conhecer possibilidades diferenciadas de significá-la.
Experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos Diversos em Arte (sucatas, artes visuais, dança, música, teatro), de modo a utilizá-los em trabalhos pessoais, identificá-los e interpretá-los na apreciação e contextualizá-los culturalmente.
O aluno precisa ter acesso a procedimentos artísticos variados, às experimentação e exploração de diferentes materiais e instrumentos, muitas vezes é apenas por intermédio da escola que esse aluno tem oportunidade de conhecer, interagir e produzir artisticamente com esses recursos, executando trabalhos, apreciando e fazendo contextualizações da produção cultural e histórica no tempo e no espaço.
Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal eo conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas a Arte propicia um modo novo de compreender o mundo contemporâneo, e com ele se relacionar e nele se inserir, estabelecendo uma nova ordem no contato com o mundo cultural, garantindo êxito no processo de ensino e aprendizagem.



As primeiras expressões artísticas
As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em paredes de rocha, sobretudo em cavernas. Esse tipo de arte é chamado de rupestre, do latim rupes, rocha. Já foram encontradas imagens rupestres em muitos locais, mas as mais estudadas são as das cavernas de Lascaux e Chauvet, França, de Altamira, Espanha, de Tassili, na região do Saara, África, e as do município de São Raimundo Nonato, no Piauí, Brasil.
Dentre as pinturas rupestres destacam-se as chamadas mãos em negativo e os desenhos e pinturas de animais. As mãos em negativo são um dos primeiros registros deixados pelos nossos ancestrais que viveram por volta de 30 mil anos atrás, no período da Pré-História chamado de Paleolítico.
Nos desenhos e pinturas de animais, chama nossa atenção o naturalismo: o artista pintava o animal do modo que ele o via, reproduzindo a natureza tal qual seus olhos a captavam.

Conhecendo mais sobre a Arte:
Dentre os possíveis e variados conceitos que a arte pode ter podemos sintetizá-los do seguinte modo – a arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa idéias e emoções na forma de um objeto artístico (desenho, pintura, escultura, arquitetura, etc.)e que possui em si o seu próprio valor. Portanto, para apreciarmos a arte é necessário aprender sobre ela. Aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte.
Quem faz a arte?
O homem criou objetos para satisfazer as necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.
Porque o mundo necessita de Arte?
Porque fazemos arte e para que a usamos é aquilo que chamamos de função da arte que pode ser feita para decorar o mundo, para espelhar o nosso mundo (naturalista), para ajudar no dia-a-dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para ser usada na cura de doenças e para ajudar a explorar o mundo.
Como entendemos a Arte?
O que vemos quando admiramos uma arte depende de nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.
Como conseguimos ver as transformações do mundo através da arte?
Podemos verificar que tipo de arte foi feita, quando, onde e como, desta maneira estaremos dialogando com a obra de arte, e assim podemos entender as mudanças que o mundo teve.
Para existir a arte são precisos três elementos: o artista, o observador e a obra de arte.
O primeiro elemento é o artista, aquele que cria a obra, partindo do seu conhecimento concreto, abstrato e individual transmitindo e expressando suas idéias, sentimentos, emoções em um objeto artístico (pintura, escultura, desenho etc) que simbolize esses conceitos. Para criar a obra o artista necessita conhecer e experimentar os materiais com que trabalha, quais as técnicas que melhor se encaixam à sua proposta de arte e como expor seu conhecimento de maneira formal no objeto artístico.
O outro elemento é o observador, que faz parte do público que tem o contato com a obra, partindo num caminho inverso ao do artista – observa a obra para chegar ao conhecimento de mundo que ela contém. Para isso o observador precisa de sensibilidade, disponibilidade para entendê-la e algum conhecimento de história e história da arte, assim poderá entender o contexto em que a obra foi produzida e fazer relação com o seu próprio contexto.
Por fim, a obra de arte ou o objeto artístico, faz parte de todo o processo, indo da criação do artista até o entendimento e apreciação do observador. A obra de arte guarda um fim em si mesma sem precisar de um complemento ou “tradução”, desde que isso não faça parte da proposta do artista..


fonte: http://ellenpeliciari.arteblog.com.br/126358/VAMOS-FALAR-DE-ARTE-ENSINO-MEDIO-DO-CSSG/ <acesso 20/05/2014>

Nenhum comentário

Postar um comentário