Filmes


“MENTES PERIGOSAS” (resenha)


O filme começa com uma ex – soldada da marinha, a procura de um emprego onde ela começa a lecionar, numa escola da periferia. Ao julgar pela forma que ela rapidamente conseguiu o emprego, pois ela não era totalmente formada, algo estava confuso, mas Lauanne estava contente com seu novo emprego. Ao entrar na sala a recém-professora encontrou uma sala indisciplinada, de forma que não se conseguia controlar. Após sair da sala nervosa, disse a si mesma que não voltaria àquela sala de aula. E entendeu o por quê dos professores nunca se estabilizarem naquela sala. Então, decidiu ir à procura do professor da sala ao lado, onde já se conheciam. Ele a encorajou a não desistir daquela turma, que os outros professorem desistiram por falta de criatividade.
Sendo assim, ela foi para casa, e começou a pensar sobre o assunto, traçou metas, estudou. No dia seguinte voltou com uma metodologia nova. Foi assim, com esse método, que ela conseguiu atenção dos alunos, e foi extraindo conhecimentos dos alunos, a partir das experiências vivenciadas por eles mesmos.
Mesmo assim , empregando esses métodos , a professora ainda enfrentava grandes dificuldades, pois a própria disciplina de literatura é muito complexa para os alunos que tinham pouco conhecimento sobre o mesmo. E como se esperava a literatura não foi muito bem aceita, pois alguns alunos até chegaram a perguntar para que serve o tal poema que ela estava lendo e assim ela respondeu: “Isso serve para fortalecer a mente de vocês. Cada poema que interpretarem será um músculo novo que estarão adquirindo”.
Outra dificuldade encontrada pela professora, foi em relação aos métodos pedagógicos da escola que estava se contradizendo com os métodos aplicados por ela em sala de aula. Onde ela foi chamada atenção pelo diretor, a apresentar explicações e até mesmo sendo advertida. Ele a proibiu de usar seus próprios métodos e disse que deveria observar os métodos da instituição e os materiais didáticos.

Trailer:




Por: Fernanda.




FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA


O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade. 
Quando o pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho a um internato. O menino fica com menos vontade de aprender e de ser uma criança, ele acaba ficando deprimido, sente a falta da mãe, do irmão mais velho e da vida. A filosofia do internato é "Disciplinar Cavalos Selvagens". De repente aparece um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tem uma metodologia própria. 
Quando o professor conhece Ishaan, percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo. Este não era um problema desconhecido pelo educador que decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava . Ele ensinou Ishaan a ler e escrever, a partir desse momento o menino vai superando a opressão da família e suas próprias limitações, passa a ver a dentro da escola, um novo significado. O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia de ensino, de forma a estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e estimulante. 
Na escola onde Ishaan estudava, os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendida, e junto com seu professor pudesse ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo a habilidade de leitura e escrita. No filme "Como Estrelas Na Terra o professor substituto usa uma metodologia de ensino inovadora, onde existe a motivação, usa o conhecimento de mundo dos alunos, buscando aprofundar e ampliá-los. O educador consegue mobilizar a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador. 
O filme mostra uma lição de vida. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças, usa como forma de expressão a arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros. A dislexia é uma doença que está longe de ser solucionada, e o que salvou o garoto não foi a descoberta da doença, mas sim, os novos métodos utilizados pelo educador, fazendo com que o menino aprendesse a lidar com sua diferença. Este filme retrata a realidade na qual vivemos, os alunos com diversas deficiências são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os professores não estão preparados para essa mudança. 
Torna-se necessário que os futuros educadores saibam lidar com esses problemas no contexto escolar, para poder encontrar meios e soluções para trabalhar com essa e as demais deficiências.


ASSISTA AQUI:



fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/20287/resenha-critica-do-filme-como-estrelas-na-terra-toda-crianca-e-especial#ixzz32DiC2ahr <acesso em 19/05/2014>

Nenhum comentário

Postar um comentário