Aula-fora.


Aulas fora da sala de aula


Todos sabemos da importância de propor atividades variadas e estimulantes em aula para manter o interesse dos alunos. Por isso, algumas escolas permitem, ou até exigem, que os professores incluam atividades fora da sala de aula, no laboratório ou no auditório, ou muitas vezes fora do prédio escolar, como num restaurante ou lanchonete, por exemplo.
Claro que há alguns cuidados a serem tomados com as aulas fora do ambiente escolar, principalmente se os alunos forem menores de idade, situação em que será necessária a autorização dos pais para que eles se ausentem do local. Também é necessário avisar com antecedência se o aluno terá algum gasto com a atividade. Além disso, é importante esclarecer os objetivos dessa aula externa e reforçar que o foco da comunicação deve ser sempre em inglês, caso contrário muitos alunos podem achar que é “perda de tempo”, que o professor está “matando aula” ou nem aparecer se avisados com antecedência.
Fonte: http://blogdadisal.blogspot.com.br/2013/10/aulas-fora-da-sala-de-aula.html <acesso em 18/05/2014>




Aula Fora

Devemos sempre inovar, pois temos que mostrar interesse para nossos alunos, com uma aula diferente, com preparação e objetivos diferenciados, atingindo amplamente os resultados, enfim uma AULA FORA não só motivara, mas também despertara a curiosidade, assim estaremos incentivando o prazer pela escola com aulas diferenciadas, longe das quatro paredes.

Segue exemplos a serem seguidos, mais lembre-se, sempre com preparação e objetivos

Com o apoio de uma equipe coordenação, bombeiro, motorista etc, pudemos usar como instrumento de ensino essa metodologia com o objetivo de mostrar os diferentes conteúdos trabalhados em sala e ao mesmo tempo possibilita aos alunos novos conhecimentos através de uma dinâmica divertida e interativa.

Aulas Diferentes Conquistam Alunos.

Melhorar o mundo a partir da sala de aula. Essa é a proposta de muitas escolas que tentam inovar e tornar as aulas mais atrativas para os alunos. No livro Em busca do sucesso escolar, a professora Ester Luisa Dias atribui o abandono escolar ao estilo de ensino inadequado, associado aos problemas familiares. Atrair o aluno e facilitar o aprendizado tem reflexos positivos na redução de índices de violência e dependência de drogas.

Associar visualmente o conteúdo é a proposta da escola, quando utiliza esse método cujo foco é o aluno e o seu potencial, proporcionando aos alunos um despertar harmonioso de todas as suas capacidades.



Fonte:





 




OBJETIVOS: 
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos; 
- Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada; 
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades; 
- Ampliar o vocabulário. 

ÁREAS: 
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade 

PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES: 

- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar 
- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar 
- Recortar e montar as metades – simetria 

Linguagem Oral e Escrita 
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc. 

- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo 

- Poema - A laranjeira 

- Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas, legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas 

- Adivinhas: laranja, abacaxi,etc 

- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem na parlenda no texto 
- Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40 limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc 
- Música em Texto Oh! Quanta comida. 

- Brincadeiras 

Percepção visual: -  Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar 

Olfativa : - Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato 

Gustativa: - Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga. 

Grupo: - Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra. 

- Teatro de fantoches das frutas e legumes 

- MATEMÁTICA 
Ligue números e veja o que aparece.
Jogo de dado de frutas: - Jogar dado e ir marcando a quantidade no gráfico conforme a fruta tirada.
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho. 
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas da mesma cor, etc 



- Ciências: - Experiências: 
Com cenoura: - cortar a ponta e deixar em água 
Secar cascas de laranja 
Observação da transformação dos alimentos em outros: - suco de frutas 

- Artes 
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache 
Pintar boneco articulado de batata 
Desenhos com interferência e sem. 
Pintar rolos de papel higenico para se transformar em tronco da árvore 
Fazer um sorvete com papel amassado 
Alinhavo 

Massinha ou argila para modelar alimentos 

- Murais:  
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes 
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar 
Saquinhos com nomes: legumes, frutas, verduras: - crianças colocam de acordo com a classificação 
Quebra cabeças 

- Culinária: 
Salada de frutas – e legumes 

- Aula-Fora: 
Passeio : Sacolão e Feira 

- Trabalho com os pais 
Participar mandando frutas e legumes 

- Brincadeiras com o corpo - Batata quente - Dançar conforme o ritmo das músicas 

PRODUTO FINAL 

Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.


Fonte: http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2010/02/projeto-alimentos-frutas-e-legumes.html <acesso em 18/05/2014>


Nenhum comentário

Postar um comentário