PROJETO ALIMENTOS FRUTAS E LEGUMES




OBJETIVOS: 
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos; 
- Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada; 
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades; 
- Ampliar o vocabulário. 

ÁREAS: 
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade 

PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES: 

- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar 
- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar 
- Recortar e montar as metades – simetria 

Linguagem Oral e Escrita 
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc. 

- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo 

- Poema - A laranjeira 

- Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas, legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas 

- Adivinhas: laranja, abacaxi,etc 

- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem na parlenda no texto 
- Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40 limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc 
- Música em Texto Oh! Quanta comida. 

- Brincadeiras 

Percepção visual: -  Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar 

Olfativa : - Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato 

Gustativa: - Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga. 

Grupo: - Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra. 

- Teatro de fantoches das frutas e legumes 

- MATEMÁTICA 
Ligue números e veja o que aparece.
Jogo de dado de frutas: - Jogar dado e ir marcando a quantidade no gráfico conforme a fruta tirada.
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho. 
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas da mesma cor, etc 



- Ciências: - Experiências: 
Com cenoura: - cortar a ponta e deixar em água 
Secar cascas de laranja 
Observação da transformação dos alimentos em outros: - suco de frutas 

- Artes 
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache 
Pintar boneco articulado de batata 
Desenhos com interferência e sem. 
Pintar rolos de papel higenico para se transformar em tronco da árvore 
Fazer um sorvete com papel amassado 
Alinhavo 

Massinha ou argila para modelar alimentos 

- Murais:  
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes 
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar 
Saquinhos com nomes: legumes, frutas, verduras: - crianças colocam de acordo com a classificação 
Quebra cabeças 

- Culinária: 
Salada de frutas – e legumes 

- Aula-Fora: 
Passeio : Sacolão e Feira 

- Trabalho com os pais 
Participar mandando frutas e legumes 

- Brincadeiras com o corpo - Batata quente - Dançar conforme o ritmo das músicas 

PRODUTO FINAL 

Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.


Fonte: http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2010/02/projeto-alimentos-frutas-e-legumes.html <acesso em 

Nenhum comentário

Postar um comentário