Feira de Ciências

FEIRA DE CIÊNCIAS.

A ÁGUA:


Objetivos 

- Reconhecer características da água.
- Associar o uso da água a algumas de suas características.
- Perceber a interferência do homem no meio ambiente.

Conteúdos
- Características e propriedades da água.
- Distribuição da água no planeta.
- Utilização da água pelo homem.

Anos 3º ao 5º.

Tempo estimado Dois meses.

Material necessário 
Água, copo de papel, folha de papel, vela, fósforo, recipiente plástico, giz, suco em pó ou corante, garrafa PET, açúcar, sal e detergente.

Flexibilização 
Para trabalhar esta sequência com alunos com deficiência auditiva (com compreensão inicial de Libras e em processo de alfabetização), na primeira etapa, oriente-os individualmente, explicando em detalhes como será cada etapa da atividade. Ao falar para o grupo, dirija-se ao aluno com deficiência e estimule sua leitura orofacial.
Na segunda etapa, amplie o repertório do aluno sobre o tema, encaminhando leituras e atividades junto ao AEE ou como lição de casa.
Na terceira etapa, estimule a participação do aluno com deficiência fazendo perguntas dirigidas apenas a ele e peça que socialize suas ideias com o grupo.
Na avaliação, combine antecipadamente com o aluno como será sua participação na Feira de Ciências. Caso sua comunicação com o público seja limitada, ele pode se sentir mais representado pelos registros em cartazes ou vídeos feitos com o grupo.

Desenvolvimento 1ª etapa Informe aos alunos que eles farão um trabalho para ser apresentado numa feira de Ciências sobre o tema "Água". Divida a turma em grupos com, no máximo, cinco integrantes, e avise que todos estudarão vários aspectos ligados ao assunto. É importante lembrá-los de que o evento será investigativo. Caberá aos estudantes envolvidos no projeto, portanto, fazer a mediação com os visitantes da feira durante o processo de construção de alguns conhecimentos.

2ª etapa Para dar início à preparação da feira, deixe que os alunos observem você colocar um pedaço de papel na chama de uma vela para que ele pegue fogo. Em seguida, trabalhe as seguintes questões: 1) Por que, ao ser posto no fogo por alguns instantes, um copo de papel com água não pega fogo? A água do copo esquenta? Você pode fazer uma demonstração dobrando uma folha de papel em forma de cone e colocando dentro dele um pouco de água. Depois, aproxime-o da chama da vela. As crianças perceberão que, dessa vez, o papel não pega fogo, pois a água é capaz de absorver a maior parte do calor. Peça sugestões de outros casos em que a capacidade térmica da água seja evidenciada. Exemplo: quando entramos no mar ou em uma piscina à noite e sentimos que a água está quente (essa sensação se deve justamente ao fato de a água ter passado o dia inteiro absorvendo calor); 2) Por que a água é considerada um solvente universal? Os estudantes podem fazer misturas de água com sal, açúcar e detergente para notar que todas essas substâncias se dissolvem; 3) Por que, quando molhamos a barra da calça na chuva, ela acaba ficando úmida até quase a altura dos joelhos? Para explicar esse fenômeno, chamado capilaridade, proponha experimentos como os seguintes: em um recipiente, coloque um pouco de água e adicione corante ou suco em pó. Depois, peça que os alunos mergulhem a ponta de um giz branco no líquido. Eles verão que a parte colorida "subirá" além do ponto em que o giz foi mergulhado. O mesmo pode ser observado ao mergulhar em um recipiente a ponta de uma toalha de banho; 4) Por que alguns insetos são capazes de "andar" na superfície da água? Esse é o gancho para abordar outra propriedade importante da água: a tensão superficial. Faça uma investigação sobre o tema com a turma; 5) A água disponível na natureza vai acabar um dia? Para discutir o assunto, leve para a sala uma garrafa PET e monte um modelo de escala da água do planeta. Se toda ela coubesse numa garrafa de 2 litros, quanto desse total seria doce? Resposta: apenas três ou quatro colheres de sopa. Quanto dessa água doce está em forma líquida e disponível para consumo? Resposta: aproximadamente três gotas. Durante a atividade, faça perguntas sobre a utilização desse recurso natural pelo homem e as possíveis consequências do uso inconsciente.

3ª etapa É hora de a garotada elaborar a problematização que será desenvolvida junto aos visitantes da feira de Ciências. Explique que ela deve estar relacionada aos seguintes conteúdos: 1) Características e propriedades da água; 2) Distribuição da água no planeta; 3) Utilização da água pelo homem. Garanta que, durante as aulas, os estudantes tenham contato com esses conteúdos. É fundamental que eles pesquisem, façam experimentos e escrevam sobre os três temas.

4ª etapa
Explique à turma que a feira de Ciências que vocês pretendem organizar só será investigativa se os visitantes participarem das atividades. Dê alguns exemplos de como isso pode ser conseguido. Uma estratégia é propor aos estudantes que trabalhem em grupo para solucionar um problema, deixando claro que os questionamentos apresentados por você durante as aulas de preparação para a feira podem ser repetidos com os visitantes. Avise que você estará por perto o tempo todo para ajudar. Produto final Feira de Ciências.

Avaliação Avalie a participação de cada aluno e verifique se os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Uma breve apresentação do trabalho em sala de aula, antes da feira, pode ser um bom momento de avaliação.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/feira-ciencias-agua-623199.shtml <acesso em 16/05/2014>. 





Projeto de Feira de Ciências

Lamparina a álcool
Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
Material
1 frasco de plástico
1 tubo de alumínio com orifícios
1 bucha de plástico ou de borracha maciça
1 pedaço de barbante grosso, destorcido (pavio)
Ilustrações



A lamparina apresentada neste Projeto de Química Experimental do Feira de Ciências oferece bastante segurança, pois não permite que o álcool derrame (ilustrações: a, b, c, superior). Não obstante, em sala de aula ou laboratório, ela deve ser montada e abastecida de álcool pelo professor. Somente este deve ter em sua mesa o frasco com reserva de álcool; de preferência, frasco de plástico flexível provido de um tubo recurvado, conhecido como "frasco-lavador" (ilustração acima).
Montagem
A montagem da lamparina é feita da seguinte maneira:
a. Introduza o pavio no tubo de alumínio. Para isto, dobre ao meio um pedaço de linha e introduza no tubo a alça assim formada. Passe o pavio (pedaço de barbante destorcido) pela alça de linha e puxe esta última fazendo o pavio passar por dentro do tubo (ilustrações: a, b, c, d, inferior). Corte as duas extremidades do pavio para eliminar as dobras do barbante. O pavio não deve ficar nem apertado nem torcido dentro do tubo de alumínio.
b. Deixe no máximo 0,5 cm de pavio para fora do tubo, do lado em que este não tem orifícios. Do lado dos orifícios, deixe até 2 cm de pavio para fora (esta extremidade do pavio ficará mergulhada no álcool). Na extremidade mais curta do pavio (a que vai queimar), os filamentos do barbante não devem ficar espalhados (para que a queima do álcool não se dê muito rapidamente).
c. Encaixe o tubo de alumínio na bucha de plástico. As dimensões deste tubo e a altura dos orifícios dependem do frasco de plástico obtido; as ilustrações, todavia, permitem uma boa avaliação desses parâmetros.
d. Coloque álcool nas lamparinas com o auxílio de um frasco-lavador, sem enchê-las completamente. 
Atenção
: O álcool deve ser colocado nas lamparinas sempre pelo professor, nunca pelos alunos e, de preferência, antes do início da aula prática.
e. Encaixe a bucha de plástico firmemente no frasco da lamparina para que não haja perigo de vazamento durante o uso. Certifique-se de que os orifícios laterais do tubo que contém o pavio estão dentro do frasco.
f. Embora a lamparina apresentada ofereça bastante segurança, são necessários alguns cuidados extras sempre que se trabalha com fogo. Dê as seguintes instruções a seus alunos:
1. Conservem a mesa de trabalho livre de qualquer material combustível, como papel, panos molhados com álcool, etc.;
2. Nunca acendam a lamparina segurando-a com as mãos ou quando houver álcool em sua parte externa ou nas imediações (enxuguem a lamparina por fora, antes de acendê-la);
3. Não transportem nunca a lamparina acesa;
4. Se o álcool se espalhar e pegar fogo, afastem-se da mesa sem tumulto e chamem o professor.


Fonte: http://marypiracty.blogspot.com.br/2012/06/projeto-de-feira-de-ciencias.html


 




OBJETIVOS: 
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos; 
- Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada; 
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades; 
- Ampliar o vocabulário. 
ÁREAS: 
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade 

PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES: 

- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar 
- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar 
- Recortar e montar as metades – simetria 

Linguagem Oral e Escrita 
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc. 

- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo 

- Poema - A laranjeira 

- Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas, legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas 
- Adivinhas: laranja, abacaxi,etc 
- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem na parlenda no texto 
- Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40 limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc 
- Música em Texto Oh! Quanta comida. 
- Brincadeiras 

Percepção visual: -  Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar 

Olfativa : - Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato 

Gustativa: - Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga. 

Grupo: - Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra. 

- Teatro de fantoches das frutas e legumes 
- MATEMÁTICA 
Ligue números e veja o que aparece.
Jogo de dado de frutas: - Jogar dado e ir marcando a quantidade no gráfico conforme a fruta tirada.
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho. 
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas da mesma cor, etc 
 

- Ciências: - Experiências: 
Com cenoura: - cortar a ponta e deixar em água 
Secar cascas de laranja 
Observação da transformação dos alimentos em outros: - suco de frutas 
 
- Artes 
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache 
Pintar boneco articulado de batata 
Desenhos com interferência e sem. 
Pintar rolos de papel higenico para se transformar em tronco da árvore 
Fazer um sorvete com papel amassado 
Alinhavo 

Massinha ou argila para modelar alimentos 
- Murais:  
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes 
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar 
Saquinhos com nomes: legumes, frutas, verduras: - crianças colocam de acordo com a classificação 
Quebra cabeças 
- Culinária: 
Salada de frutas – e legumes 
- Aula-Fora: 
Passeio : Sacolão e Feira 
 
- Trabalho com os pais 
Participar mandando frutas e legumes 
 
- Brincadeiras com o corpo - Batata quente - Dançar conforme o ritmo das músicas 

PRODUTO FINAL 
Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.


Fonte: http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2010/02/projeto-alimentos-frutas-e-legumes.html <acesso em 18.05/2014>
 

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