Entrevista



Nome: G.V.
Formação: Pedagogia - formada a 5(cinco) anos.
Tempo que atua como professora: trabalha como professora alfabetizadora a 2 (dois) anos.

“Como alfabetizo meus alunos de seis anos na prática?”

1 - Há quanto tempo você trabalha com alfabetização? Qual sua função enquanto professor alfabetizador?
Trabalho com alfabetização a dois anos. Minha função enquanto professor alfabetizador é facilitar o aprendizado do aluno dando suporte às suas dúvidas.
                          
2 - Como são as atividades de escrita na sala de aula?
Em sala trabalhamos com a escrita em letra cursiva, treinando nas apostilas e no caderno de caligrafia próprio da escola.

3 - Atualmente você utiliza um método em especial? Qual? Fale um pouco sobre ele.
Utilizo o método da escola, que trabalha de forma tradicional. Com famílias silábicas. É apresentada uma palavra, por exemplo: VELA e depois de decodificar a palavra, entramos para a família das letras V e L. Trabalhamos com palavras formadas com essas sílabas, frases e ditados.

4 - Este método tem apresentado resultados?
Sim, apesar de ser um método tradicional, consigo ver resultados positivos.

5 - Podemos dizer que existe um método eficaz de alfabetização?
Não acredito em um método eficaz de alfabetização, mas cabe ao professor saber lidar com o método da escola e sempre levar novidades para dar suporte a todo tipo de conhecimento que pode ser adquirido. Explorar todas as capacidades da criança.

6 - O que você considera importante para alfabetizar os alunos?
Considero importante a atenção que devemos dar individualmente a cada aluno, pois cada um tem seu tempo. E para mim, o mais importante é respeitar esse tempo sem querer pular etapas, avançar sem a criança estar preparada.

7 - Qual o tipo de trabalho que você faz, com seus alunos, no sentido de incentivar o hábito da leitura?
Gosto de trabalhar com roda de leitura com livros da escola ou com livros que eles trazem de casa. Estimular o imaginário de modo que a criança se sinta parte daquela história. Apresentando histórias novas a cada semana, incentivando o manuseio dos livros para que façam a leitura por imagens, observando se já conhecem alguma palavrinha. Outra forma bacana é quando a criança terminou determinada atividade e para não atrapalhar os colegas que ainda estão fazendo, ficam livres para escolherem um livro da sala e fazer a leitura no tapetão, ficando a vontade.











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